Escolas adaptadas para deficientes visuais e auditivos

Proposta de Sandra Faraj quer garantir aulas em Braile e Libras, nos pré-vestibulares e cursinhos preparatórios. A ideia é ampliar a inclusão de deficientes no mercado de trabalho 

Pensando em ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para deficientes auditivos e visuais, a deputada Sandra Faraj (Solidariedade) apresentou o Projeto de Lei nº04/2015, que garante aulas adaptadas em cursinhos preparatórios e pré-vestibulares. O texto foi aprovado na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do DF; agora, segue para a pauta do plenário da Casa.

“Não adianta garantirmos vagas para pessoas com deficiência se não estamos incluindo esse público nos cursos de formação e capacitação”, avalia Sandra Faraj. Para ela, não pode haver efetivação de uma política universal de acesso à Educação, sem que haja uma adequação dos ambientes para as pessoas com deficiência. “Não podemos lutar pela inclusão se não estamos preparados para incluir”, afirma a parlamentar.

O texto garante que as aulas tenham tradução simultânea para a linguagem de sinais, assim como o material impresso para estudo seja adaptado para os deficientes visuais.

 

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