
Uma Educação Infantil pública de qualidade e para todos. Essa será uma das bandeiras da deputada distrital Sandra Faraj (SD), que, na semana passada, protocolou requerimento na Câmara Legislativa, propondo a criação da Comissão Especial em Defesa da Educação Infantil na rede pública do DF.
Entre as atribuições da nova comissão, estão a fiscalização e acompanhamento de projetos voltados à inserção efetiva das crianças de zero a cinco anos em creches e pré-escolas públicas; a proposição de campanhas de conscientização com vistas à universalização da Educação Infantil; além do acompanhamento dos indicadores de qualidade da Educação Infantil e seus relatórios de avaliação.
Para a distrital, a educação infantil no DF ainda é um grande desafio no que diz respeito à inclusão de alunos na rede pública. “Temos de cuidar bem de nossa população desde a infância. Crianças bem cuidadas, sadias e na escola é fundamental para garantirmos um futuro melhor para todo o DF”, afirmou a parlamentar.
Segundo Sandra Faraj, a nova comissão vai acompanhar de perto a política educacional do Governo Rollemberg para a Educação Infantil. “Estamos agendando com o Secretário de Educação uma visita às creches para verificar as instalações antes mesmo do início do ano letivo. Sabemos que a demanda por creches em todo o DF é muito maior do que a oferta. Por isso, vamos trabalhar também no sentido de incentivar e cobrar do Executivo a construção de novas unidades de ensino para crianças de zero a cinco anos”, concluiu.
A deputada afirmou ainda, que vai fiscalizar a execução dos contratos para construção de creches da gestão passada.
Nove deputados já manifestaram apoio à criação da Comissão. Assinaram o requerimento os distritais: Juarezão (PRTB), Telma Rufino (PPL), Rodrigo Delmasso (PTN), Robério Negreiros (PMDB), Celina Leão (PDT), Wasny de Roure (PT), Júlio Cesar Ribeiro (PRB) e Lira (PHS). Com o apoio, o novo colegiado deve começar a trabalhar no início de fevereiro, quando os trabalhos legislativos retornam do período de recesso.
A comissão
A comissão será composta por três deputados e terá o prazo de 180 dias, prorrogáveis por igual período para conclusão de seus trabalhos.
As principais finalidades da Comissão é fiscalizar, acompanhar e propor projetos voltados para a educação infantil, que garantam a inserção efetiva de crianças de zero a cinco anos, na rede pública de ensino.
Assessoria de Comunicação
Gabinete – Dep. Sandra Faraj
(61) 3348-8182